Saiba tudo sobre a Hérnia de Disco!
Nossa coluna é composta por vértebras, cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras, existem discos gelatinosos, para fins de amortecimento e flexibilidade de movimento. Com o desgaste desses amortecedores, pode surgir a hérnia de disco.
O que é a Hérnia de Disco?
A Hérnia de Disco ocorre quando a substância gelatinosa do núcleo rompe o tecido do anel fibroso, resultando no deslocamento do disco. Com esse deslocamento, o disco pressiona a medula, ocasionando a dor.
Principais Sintomas da Hérnia de Disco
Os sintomas mais comum são as dores na coluna, que variam de intensidade de caso para caso. Essas dores podem causar outros problemas como: formigamento, anestesia da pele, perda de força nos membros superiores ou inferiores e, ainda, fraquezas musculares.
Em alguns casos mais graves, há rigidez de movimento e até paralisia de alguma parte dos membros inferiores, pela pressão exercida no nervo afetado.
Tratamento da Hérnia de Disco
O tratamento da Hérnia de Disco pode variar de acordo com a intensidade da dor.Fisioterapia, acupuntura, antiinflamatórios e hidroterapia são os métodos mais utilizados no tratamento. Nos casos mais graves, recomenda-se a cirurgia da hérnia de disco.
Recuperação após a Cirurgia de Hérnia de Disco
Como toda cirurgia, existe um tempo para o paciente se recuperar do procedimento, antes de voltar às suas atividades normais.
Conheça algumas alternativas para o tratamento após a cirurgia de hérnia de disco:
Fisioterapia – Ensina o paciente a adotar uma postura adequada e auxilia no relaxamento da musculatura.
RPG (Reeducação Postural Global) – Ajuda a restabelecer a capacidade dos movimentos das vértebras e realinhar a coluna.
Acupuntura – As agulhas colocadas em pontos estratégicos funcionarão como analgésicos e trará o relaxamento dos músculos.
Exercícios físicos – Fortalecem os músculos do abdômen e das costas, diminuindo a sobrecarga nos discos da coluna. É recomendado acompanhamento de um profissional de educação física para evitar lesões.
Antiinflamatórios – se houver a presença de inflamações, poderão ser utilizados anti-inflamatórios na recuperação do paciente após a cirurgia. Mas evite sempre a auto-medicação. Tome a medicação correta seguindo as orientações do seu médico.
Importante: Na recuperação após uma cirurgia de hérnia de disco, deve-se seguir sempre as orientações do seu médico cirurgião de coluna, pois ele vai poder avaliar o seu quadro, para lhe indicar o melhor tratamento.
Seguindo essas orientações, você vai aumentar bastante as chances de ter uma recuperação mais rápida e mais tranquila, voltando às suas atividades cotidianas o mais breve possível.
2 Responses so far.