logo kjkjkjkhkhhkhkhkhk

 

DORES NO PÉ

O QUE É?

Para compreender melhor os vários problemas que podem causar dores no pé, é importante que se divida esse membro em duas partes: a de trás - que engloba o calcanhar e a região em torno do pé - e a parte da frente - incluindo o “peito” do pé e os dedos.

 

CONHECENDO OS SINTOMAS

Dores na sola do calcanhar podem ser iniciadas de várias maneiras: nos 1º passos do dia, com um pisão em terreno irregular ou mesmo de maneira gradativa e renitente a permanência em pé. Estes sintomas sugerem uma na membrana que protege os músculos da sola do pé.Já a dor atrás do calcanhar, junto ao tendão de Aquiles, pode vir acompanhada por um inchaço aver-melhado. O uso de certos calçados piora esse sintoma, fazendo com que o pé doa até mesmo quando descalço. Nesse caso, pode haver nos pontos onde o tendão de Aquiles se liga ao osso do calcanhar. O inchaço avermelhado pode caracterizar uma “bursite” da bolsa de proteção) do calcanhar e, nestas situações, o tipo de calçado tem um papel relevante.A dor nas laterais da parte de trás do pé - tipo queimação -pode surgir durante uma atividade forçada e é sugestiva de alterações nos nervos do pé.Dores na frente do pé - na junta do dedão por exemplo - também podem apresentar inchaço e vermelhidão e até piorar com o uso de calçados muito altos. Nesse caso, pode estar ocor-rendo uma na junta (joanete) ou artrose, quando difícil elevar o dedão.A dor na sola do pé, atrás dos dedinhos, e na parte gordinha do pé pode vir acompanhada por calos na pele e é mais comum nos pés femininos, pelo uso prolongado de calçado com salto alto e sola às dores nas juntas dos dedinhos - que se apresentam muito dentro do calçado e com calos - esses sintomas sugerem alterações do apoio do peso do corpo sobre o pé.


COMO PROCEDER

Observe com quais calçados os sintomas pioram e evite-os! Procure seu ortopedista, pois ele deverá analisar o seu pé e a sua marcha, fazendo os exames necessários.Vários fatores interferem no tratamento; como as necessidades de cada indivíduo e em pessoas com tendência a desenvolver calos.Assim, qualquer inchaço, principalmente se acompanhado por dor, calor e vermelhidão, é motivo para que você procure logo o seu ortopedista. Estes são os sinais da Que também podem ser avaliados com medicamentos sob orientação médica.

 

MAIS ORIENTAÇÕES